O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Cronologia da Comunicação


A Era da Fala
A fala surge quando grunhidos, gestos, expressões faciais e o uga-uga da Pré-História não são mais suficientes, porém não existe ou não foi descoberto nenhuma referência científica ou registro que demarcam o momento que o homem começou a verbalizar. Acredita-se que a escrita é anterior a fala. A comunicação oral e o poder do discurso sempre foram reconhecidos, no decorrer da história, como principal instrumento para difundir informações. Na era medieval os sermões de padres e frades eram obrigação aceita e estes modificavam o seu discurso conforme a platéia, por isso alguns pesquisadores descreve os púlpitos católicos como "meios de comunicação em massa". O boca-a-boca nunca perdeu importância, principalmente nos espaços públicos.

A Era da Escrita
A escrita originou a partir de desenhos. A escrita libera o cérebro da tarefa de memorizar. Com ela, o saber pode ser acumulado fora do corpo e é possível deixar registros que serão vistos mesmo depois da morte. A palavra escrita torna-se sagrada e os livros, pilares das religiões. Cada cultura desenvolveu sua escrita de forma independente e peculiar. A mensagem é eternizada. A escrita foi o principal fator que provocou o desenvolvimento do Estado e das Cidades.
8000 a.C. Os primeiros registros que indicam o nascimento da escrita, encontrados em cavernas, são desta data
4000 a.C. Pesquisadores descobrem que já havia serviço de correio entre chineses
3.700 a.C. Embora haja controvérsia quanto a data é nesse período que os egípcios descobrem a forma de fazer papel
3500 a.C. Os egípcios criam os hieróglifos

A Era da Imprensa
A prensa, inventada por Gutenberg em 1452, permitiu a reprodução fiel e a difusão de uma mesma mensagem. Os acontecimentos circulam com rapidez. Notícias ganham alcance continental, de forma periódica. Instala-se a idéia da liberdade de imprensa: é preciso dizer tudo. A invenção do jornal impresso alterou a natureza da cultura oral.
59 a.C. Data que marca a existência do único jornal a serviço do império Romano
305 d.C. Registros marcam que as primeiras prensas de madeira foram inventadas na China.
713 d.C. Em Pequim foi feito o primeiro jornal em papel feito em na China
1450. Os primeiros jornais manuscritos aparecem na Europa
1650. Primeiro jornal diário aparece na Alemanha

A Era do Fio
O ar é um suporte mais dinâmico e democrático do que as folhas de papel. Com os veículos "de massa", é possível atingir uma multidão de anônimos. As ondas do rádio encurtam distâncias. O telégrafo e o telefone possibilitam a comunicação instantânea - com a interação quase imediata de emissor e receptor - e, por isso, funcionam quase como extensões do corpo. A mensagem sem fronteiras
1835. O telégrafo elétrico é inventado por Samuel Morse
1876. Alexander Graham Bell patenteia o telefone elétrico
1887. Emile Berliner inventa o gramofone

A Era do Rádio
Basicamente o rádio inaugura a era da comunicação por meio da de sinais eletromagnético cujas transmissões se destinam ao público ouvinte difusão tecnologia. O rádio marca um período de transformação para a história da comunicação é partir dele que nasce a televisão cuja base é a transmissão por ondas sonoras à longa distância.
1894. O italiano Marconi inventa o rádio. Trinta anos depois, o veículo está no auge da sua popularidade
1899. Primeira gravação magnética, ponto de partida de fitas cassete
1948. Inventado o LP de vinil de 33 rotações

A Era da Televisão
A televisão inova o conceito de som transmitido por meio radiocomunicação ao acrescentar sinais visuais. A comunicação audiovisual poupa-nos o esforço da imaginação. Da urgência de captar o movimento de uma sociedade industrializada, surge a fotografia. Logo o cinema cria a ilusão do movimento real. A TV traz o mundo para dentro da sala - e, com ele, as mensagens publicitárias. Há uma nova maneira de perceber o planeta: é o começo da globalização A ilusão do mundo real.
1827. Joseph Nicéphore Niépce faz a primeira fotografia de que se tem notícia
1888. Aparece a câmera fotográfica de filme de rolo
1895. Os irmãos Lumière inventam o cinema na França
1910. Thomas Edison faz a demonstração do primeiro filme sonoro
1923. A televisão é inventada por Vladimir Kosma Zworykin
1927. Primeira transmissão de televisão na Inglaterra
1934. Inventado o videotape

A Era do Computador
O mundo virtual é um imenso arquivo de dados sempre disponível. Não há fronteiras: tudo está ligado em rede planetária. E um minúsculo aparelho é capaz de nos dar acesso a todo esse universo. Os impactos da internet mudam as relações de trabalho, o aprendizado e a vida social. É preciso rever alguns conceitos, como a liberdade de expressão. Tudo ao mesmo tempo agora

1971. Surge o primeiro disquete de computador
1976. Inventado o computador pessoal Apple I
1981. Vendido o primeiro PC da IBM
1994. Nasce a World Wide Web

A Era Digital
A introdução da internet no cotidiano das pessoas, tanto nas relações pessoais como nas profissionais e acadêmicas, possibilita maior volume de circulação de comunicação informação oriunda de diversas fontes. Há também a descentralização do processo de produção e veiculação de notícias. Escapa das mãos de qualquer editor ou censor dos veículos de comunicação de massa. Acredita-se, que a internet subverte a autoridade política, ao mesmo tempo e que enfraquece as formas estatais de controle. A rede também é considerada um lugar de continuidade da cidadania, uma cidadania que se articula. Por este motivo a era digital marca o tempo da liberdade de expressão.
Entramos num novo paradigma de comunicação. A virada do milênio extrapola a expectativa da ficção cientifica e começa a fazer parte da realidade do dia-a-dia, trocamos, passamos e buscamos informações em qualquer lugar do mundo. Conversamos por meio de vídeo conferência, falamos com outro através de câmara digital, trocamos dados por celular seja fotos, textos sons. Temos a possibilidade de nos comunicar por meio de computador portátil que carregamos na bolsa, na mão.
Li um trecho encontrado na apresentação do livro Cibercultura de Lévy e vou reproduzir parte aqui. Diz o seguinte,”(...) estamos vivendo a abertura de um novo espaço de comunicação, e cabe apenas a nós explorar as potencialidades mais positivas deste espaço no plano econômico, político, cultural e humano. Que tentamos compreendê-lo, pois a verdadeira questão não é ser contra ou a favor, mas sim reconhecer as mudanças qualitativas(...)”.

Um comentário:

  1. este site nao presta mas fez um bom trabalho, da para copiar bem :)

    ResponderExcluir