O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

As Eras da Comunicação

Neste ano de 2009 a escola de samba Unidos do Salgueiro, do Rio de Janeiro, levou para o sambódromo e mostrou de forma cantada, na ponta dos pés, de maneira lúdica e vitoriosa a importância do instrumento para a evolução da humanidade. O dado é que o tambor é um meio de comunicação tão primitivo quanto a origem humana e sem perder as características originais, tanto hoje como ontem, serve para anunciar festas, nascimento, morte, presença de inimigos ou amigos, anunciar chuvas, empregado em rituais religiosos. Acredita-se que os primeiros tambores fossem troncos ocos de árvores tocados com as mãos ou galhos. Dada a simplicidade de construção e execução, embora não seja mais tão rústico mas continua artesanal, tipos diferentes de tambores existem em praticamente todas as civilizações conhecidas. Devido a potencialidade sonora serve para dar o tom às diversas manifestações musicais e artísticas à exemplo dos batuques e das baterias nota 10 das escolas de samba como muito bem executou a Salgueiro na avenida.
Pense num mundo sem comunicação. Hoje é difícil imaginar como seria a existência da espécie sem a comunicação. A comunicação é o elo de ligação mais primitivo que existe entre os seres humanos. O mundo da comunicação é vastíssimo e está bem longe da comunicação apenas verbal e dos sons do tambor. São: sinais, imagens, gestos, outros sons, e expressões todas emitidas pelo corpo do homem. Ainda na comunicação não verbal nos comunicamos ao sentar, andar, na postura, na roupa que usamos, é a comunicação do comportamento social.
Mesmo que a comunicação carregue uma multiplicidade de características e conceitos é ela que constrói e dá sentido aos comportamentos e pensamentos do homem. Então é pertinente pensar que o ato de comunicar tem uma estreita ligação com a vida e negá-la é negar a existência.
Ao longo dos tempos a comunicação adquiriu status semelhantes a do rio na comparação do poema de Ovídio quando ilustra que o “rio nasce pequeno, mas ganha força correndo e por onde passa recebe muitas águas”. No entanto, a comunicação saiu das origens do primitivismo ganhou ramos, folhas e ficou frondosa. Frondosa a ponto de ser o manto que dita as regras do jogo social e, ao que tudo indica, é o que causa a relação de dependência.
Os pesquisadores, sobre sociedade moderna, quando investigam a comunicação, a traçam como a matriz do controle social das massas e por uma hegemonização do pensamento associada e reforça com a proliferação das tecnologias e a profissionalização das ações comunicativas, mas por outro lado classificam que a sociedade contemporânea só se desenvolveu graças a mediação dos processos comunicacionais. Todo ato de comunicação envolve: emissor, mensagem, sinais, código, canal e receptor,
De fato a existência do homem só é possível por meio da comunicação. Ela permeia toda a sua vida. Em qualquer momento e lugar, onde existe vida humana, existe comunicação. Imagina-se que os tijolos só conseguem sustentar a parede se houver a massa de cimento ou barro unindo-os firmemente. Se compararmos o mundo a uma imensa casa e as pessoas sendo os tijolos, então a massa que une esses tijolos é a comunicação. É notório, o mundo que hoje se conhece é cheio de problemas, mas também repleto de realizações para a vida, e se desenvolveu graças à comunicação, que ligou a humanidade. Nada adiantaria ao homem possuir a capacidade de raciocínio se não houvesse criado formas de transmitir, comunicar suas descobertas, seus conhecimentos e suas idéias ou conceitos.
Utilizando os estudos e pesquisa sobre comunicação, é possível extrair alguns dos principais conceitos relacionados ao campo da Comunicar(ação), classificados conforme sua abordagem da existência humana. Diz o dicionário de Rabaça.

Conceito etimológico - A origem da palavra Comunicação introduz a idéia de comunhão, comunidade. Como diz Wilbur Schramm, quando nos comunicamos, tratamos de estabelecer uma comunidade, isto é, tratamos de compartilhar informações, idéias, atitudes. Sérgio Luiz Velozo endossa ao afirmar que Comunicação é fazer participar, é trazer para a comunidade o que dela estava isolado. Comunicar significa, assim, estabelecer comunhão, participar da comunidade, através do intercâmbio de informações.

Conceito biológico - Identifica a Comunicação como atividade sensorial e nervosa. Luiz Beltrão situa a Comunicação entre os seres vivos como necessidade não só para a sobrevivência, mas também para a perpetuação da espécie. No caso da espécie humana, ela procura comunicar-se intensamente, levando a informação obtida ao conhecimento de outrem, em uma ação reflexiva e objetiva. Wilbur Schramm diz que essa atividade nervosa e sensorial inclui a coleta de informações de diferentes partes do ambiente e diferentes partes do corpo, a armazenagem e restabelecimento da informação, a disposição, processamento e avaliação que ocorre no processo de tomada de decisão, a circulação de informações para os centros de ação e, especialmente, o preparo de ordens que resultam no envio de mensagens para o ambiente. José Marques de Melo conclui que, do ponto de vista biológico, a Comunicação pode ser entendida como o ato de exprimir e transmitir o que se registra ou se passa no sistema nervoso do indivíduo.

Conceito pedagógico - John Dewey afirma que os homens vivem em comunidade em virtude das coisas que têm em comum, e a comunicação é o meio pelo qual chegam a possuir coisas em comum. Nesse sentido, enfatiza Marques de Melo, a Comunicação é uma atividade preponderantemente educati¬va, porque pressupõe o intercâmbio de experiências entre pessoas de gerações diferentes, ou de uma mesma geração, assegurando a renovação constante das experiências individuais, que se transforma em patrimônio coletivo. Vivemos numa época em que a mídia assume um papel de educadora coletiva, podendo facilitar a difusão de conhecimentos capazes de orientar o comportamento dos cidadãos em todas as dimensões. Pedagogicamente podemos dizer que Comunicação é o processo de transmissão de experiências e ensinamentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário