O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

terça-feira, 20 de outubro de 2009

Comunicação e sociedade

Numa sociedade rodeada por complexidades e conflitos de toda monta, sejam eles; sociais, políticos, ideológicos, religiosos, estruturais, econômicos e culturais é cada vez mais crescente a importância da comunicação como estratégica, para alcançar mudanças de postura, condutas e paradigmas para os dias de hoje. A comunicação é uma forte, e principal, aliada para alcançar, com mais eficácia, os resultados em qualquer tipo de ação sejam elas oriundos das organizações privadas, organizações governamentais e não governamentais a comunicação é o elo de ligação mais primitivo que existe entre os seres humanos. E mesmo que a comunicação carregue uma multiplicidade de conceitos e formas é ela que constrói e dá sentido aos comportamentos e pensamentos do homem. Então é pertinente pensar que o ato de comunicar tem uma estreita ligação com a vida e negá-la é negar a existência humana, quiçá qualquer forma de transformação.
Ao longo dos tempos a comunicação adquiriu status semelhantes a do rio na comparação do poema de Ovídio quando ilustra que o “rio nasce pequeno, mas ganha força correndo e por onde passa recebe muitas águas”. A comunicação saiu das origens do primitivismo ganhou ramos, folhas e ficou frondosa. Frondosa a ponto de ser o manto que dita as regras do jogo social e, ao que tudo indica, é o que causa a relação de dependência ou de liberdade.
Se por um lado, pesquisadores sobre sociedade moderna quando investigam a comunicação, a traçam como a matriz do controle social das massas e pela hegemonização do pensamento, reforçada com a proliferação das tecnologias e a profissionalização das ações, responsáveis por acrescentar outras ressonâncias que faz da comunicação uma figura emblemática neste caminhar do terceiro milênio, por outro lado classificam que a sociedade contemporânea não consegue se desenvolver sem a mediação dos processos comunicacionais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário