O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?
Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.
domingo, 25 de outubro de 2009
A comunicação e o desenvolvimento local
Nos últimos anos muito tem sido as tentativas dos governos municipal, estadual e federal em envolver a população, através dos movimentos sociais civis organizados ou não, em participar das políticas públicas. Observo isso pontualmente, em grande medida, desde a minha participação profissional na gestão do governo municipal nas plenárias comunitárias, orçamentos participativos, nas audiências públicas promovida pelo poder legislativo e nos assuntos que envolvem mobilização social como; educação, conselhos de direito, direitos humanos, segurança pública, cultura, esporte e urbanismo.
Os movimentos sociais tem prestado esse papel ao “ajudar” o governo a atuar em beneficio da sociedade, uma vez que é a própria sociedade a protagonista e conhecedora das suas necessidades na sua comunidade e seu território. É sabedora onde aperta o nó.
Por isso as decisões perpassam os gabinetes, no entanto falar de transformações sociais implica olhar de forma critica as transformações mundiais, no contexto da globalização e da sociedade contemporânea, apesar dos avanços e do progresso tem se caracterizado por inúmeros problemas sociais, uma vez que a grande maioria da população encontra-se em território de grande vulnerabilidade social com pouco ou nenhum aparato social.
Diante dessa complexidade, avanços e injustiças, é tempo de rever novos paradigmas, principalmente diante das tecnologias de comunicação contemporânea, que obriga a remodelar as maneiras de pensar e agir de uma sociedade civil imersa que sofre as conseqüências dos problemas sociais, econômicos, políticos e culturais em seu território, uma vez que o global afeta e interfere no local. No entanto é no território que representa o contraponto para atuação na preservação, manutenção ou implantação de ações pontuais de desenvolvimento de proteção do meio ambiente, da superação da exclusão social e do fortalecimento da cultura e identidade local.
É a sociedade civil organizada ou não, que configura como principal sujeito de articulação e mobilização com vistas a enfrentar os problemas globais para desenvolvimento das localidades. Ademais o desafio também é contemporâneo acerca de promover de forma assertiva e participativa a mobilização e articulação dessa sociedade que anseia por mudanças estruturais do “status quo” e provocar, de fato, o desenvolvimento local.
Daí que brota e reforça, que para a sociedade exercer seu papel, a comunicação tem que ser pautada de forma estratégica para atingir os objetivos de mudança e transformação social tão ressonante nas instituições como nas comunidades.
Assim, nesse contexto, a comunicação deve constituir a ferramenta estratégica que privilegie estabelecer canais efetivos de ligação com os segmentos e redes sociais vinculados, seja ele público ou privado e, principalmente, a abertura de fontes com vistas a efetiva difusão da informação que cause a mobilização local e social para agregar valores e facilite os processos interativos de mediação com os diferentes públicos porem essenciais que podem se articular com o objetivo de primeiro: obter sucesso e resultado nas ações uma vez que pode funcionar com divulgador e segundo: propor maior visibilidade das conquistas.
Assim é cada vez mais crescente a importância da comunicação como estratégica, para alcançar mudanças de postura, condutas e paradigmas nos dias de hoje.
A comunicação estratégica poderá ocupar de forma espontânea os meios de comunicação de massa local e regional, transformando-se em notícia e ser uma forte e principal aliada para alcançar, com mais eficácia, os resultados para qualquer tipo de ação sejam elas oriundos das organizações privadas, organização governamentais e não governamentais. O que a justifica é a compreensão que a mediação originária pelo viés da comunicação é o principal espaço de diálogo público e responsável para a multiplicação, o (re)conhecimento, a transformação e o desenvolvimento territorial.
Como estratégia entende-se abrir mão da comunicação somente por intermédio do grito, das passeatas, das bandeiras de luta, das porteiras derrubadas, das invasões de terra e dos espaços e repartições públicas e produção de impressos ao acaso. Tudo isso deverá ser substituído e orquestrado, par e passo, por um planejamento estratégico de comunicação apoderando-se dos atuais recursos e das formas e tecnologias contemporâneas de comunicação.
Vamos lá, pense num mundo sem comunicação. Hoje é difícil imaginar como seria a existência da espécie sem a comunicação. A comunicação é o elo de ligação mais primitivo que existe entre os seres humanos. O mundo da comunicação é vastíssimo e está bem longe da comunicação apenas verbal e dos sons do tambor. São: sinais, imagens, gestos, outros sons, e expressões todas emitidas pelo corpo do homem. Ainda na comunicação não verbal nos comunicamos ao sentar, andar, na postura, na roupa que usamos, é a comunicação do comportamento social.
Mesmo que a comunicação carregue uma multiplicidade de características e conceitos é ela que constrói e dá sentido aos comportamentos e pensamentos do homem. Então é pertinente pensar que o ato de comunicar tem uma estreita ligação com a vida e negá-la é negar a existência. Pense nisso!
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