O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

domingo, 25 de outubro de 2009

A comunicação e o desenvolvimento local


Nos últimos anos muito tem sido as tentativas dos governos municipal, estadual e federal em envolver a população, através dos movimentos sociais civis organizados ou não, em participar das políticas públicas. Observo isso pontualmente, em grande medida, desde a minha participação profissional na gestão do governo municipal nas plenárias comunitárias, orçamentos participativos, nas audiências públicas promovida pelo poder legislativo e nos assuntos que envolvem mobilização social como; educação, conselhos de direito, direitos humanos, segurança pública, cultura, esporte e urbanismo.
Os movimentos sociais tem prestado esse papel ao “ajudar” o governo a atuar em beneficio da sociedade, uma vez que é a própria sociedade a protagonista e conhecedora das suas necessidades na sua comunidade e seu território. É sabedora onde aperta o nó.
Por isso as decisões perpassam os gabinetes, no entanto falar de transformações sociais implica olhar de forma critica as transformações mundiais, no contexto da globalização e da sociedade contemporânea, apesar dos avanços e do progresso tem se caracterizado por inúmeros problemas sociais, uma vez que a grande maioria da população encontra-se em território de grande vulnerabilidade social com pouco ou nenhum aparato social.
Diante dessa complexidade, avanços e injustiças, é tempo de rever novos paradigmas, principalmente diante das tecnologias de comunicação contemporânea, que obriga a remodelar as maneiras de pensar e agir de uma sociedade civil imersa que sofre as conseqüências dos problemas sociais, econômicos, políticos e culturais em seu território, uma vez que o global afeta e interfere no local. No entanto é no território que representa o contraponto para atuação na preservação, manutenção ou implantação de ações pontuais de desenvolvimento de proteção do meio ambiente, da superação da exclusão social e do fortalecimento da cultura e identidade local.
É a sociedade civil organizada ou não, que configura como principal sujeito de articulação e mobilização com vistas a enfrentar os problemas globais para desenvolvimento das localidades. Ademais o desafio também é contemporâneo acerca de promover de forma assertiva e participativa a mobilização e articulação dessa sociedade que anseia por mudanças estruturais do “status quo” e provocar, de fato, o desenvolvimento local.
Daí que brota e reforça, que para a sociedade exercer seu papel, a comunicação tem que ser pautada de forma estratégica para atingir os objetivos de mudança e transformação social tão ressonante nas instituições como nas comunidades.
Assim, nesse contexto, a comunicação deve constituir a ferramenta estratégica que privilegie estabelecer canais efetivos de ligação com os segmentos e redes sociais vinculados, seja ele público ou privado e, principalmente, a abertura de fontes com vistas a efetiva difusão da informação que cause a mobilização local e social para agregar valores e facilite os processos interativos de mediação com os diferentes públicos porem essenciais que podem se articular com o objetivo de primeiro: obter sucesso e resultado nas ações uma vez que pode funcionar com divulgador e segundo: propor maior visibilidade das conquistas.
Assim é cada vez mais crescente a importância da comunicação como estratégica, para alcançar mudanças de postura, condutas e paradigmas nos dias de hoje.
A comunicação estratégica poderá ocupar de forma espontânea os meios de comunicação de massa local e regional, transformando-se em notícia e ser uma forte e principal aliada para alcançar, com mais eficácia, os resultados para qualquer tipo de ação sejam elas oriundos das organizações privadas, organização governamentais e não governamentais. O que a justifica é a compreensão que a mediação originária pelo viés da comunicação é o principal espaço de diálogo público e responsável para a multiplicação, o (re)conhecimento, a transformação e o desenvolvimento territorial.
Como estratégia entende-se abrir mão da comunicação somente por intermédio do grito, das passeatas, das bandeiras de luta, das porteiras derrubadas, das invasões de terra e dos espaços e repartições públicas e produção de impressos ao acaso. Tudo isso deverá ser substituído e orquestrado, par e passo, por um planejamento estratégico de comunicação apoderando-se dos atuais recursos e das formas e tecnologias contemporâneas de comunicação.
Vamos lá, pense num mundo sem comunicação. Hoje é difícil imaginar como seria a existência da espécie sem a comunicação. A comunicação é o elo de ligação mais primitivo que existe entre os seres humanos. O mundo da comunicação é vastíssimo e está bem longe da comunicação apenas verbal e dos sons do tambor. São: sinais, imagens, gestos, outros sons, e expressões todas emitidas pelo corpo do homem. Ainda na comunicação não verbal nos comunicamos ao sentar, andar, na postura, na roupa que usamos, é a comunicação do comportamento social.
Mesmo que a comunicação carregue uma multiplicidade de características e conceitos é ela que constrói e dá sentido aos comportamentos e pensamentos do homem. Então é pertinente pensar que o ato de comunicar tem uma estreita ligação com a vida e negá-la é negar a existência. Pense nisso!

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