O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

quinta-feira, 12 de março de 2009

A voz para a cidadania

A rede digital hoje representa a voz para àqueles que não tem voz; as minorias e uma gama de tantos oprimidos pelo sistema. Representa para organizações e movimentos sociais o megafone, o grito da opressão, o grito contra o silêncio dos meios de comunicação de massa ou local. Representa também a liberdade de expressão, a denúncia às perseguições de toda espécie. A rede ao mesmo tempo em que é a mediação de conflitos é a luta por justiça social. Significa direcionar e apertar o dedo para sensibilizar multidões e mostrar modelos e exemplos de ações de referência e que podem ser multiplicados.
Se de um lado temos a luta pela apropriação e os usos destas tecnologias por outro ainda há controles dos fluxos de informação e isso mostra que as questões são tão políticas como sociais.
O que já está em fluxo é a disputa em torno das aplicações tecnológicas e de seu futuro. As tecnologias da informação podem; diminuir as desigualdades, combater a exclusão? Tudo isso são questões que não encerram por aqui.

Nenhum comentário:

Postar um comentário