O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

domingo, 20 de julho de 2008

O ECA conquistou a maior idade. Sem o poder da liberdade!


O Estatuto da Criança e do Adolescente o ECA, nascido em 13 de julho de 1990, completa agora 18 anos. É considerado um Estatuto que engloba todas as ferramentas ou instrumentos de direito e deveres.
Na sua criação, São Paulo foi a grande nascente do movimento, mas arrastou “águas” do Brasil inteiro, transformando-se em grande oceano, inclusive com a participação marcante do Movimento Nacional dos Meninos e Meninas de Rua (MNMMR), cuja palavra de ordem hoje é: “antes de fazer a defesa dos direitos foi preciso lutar para conquistar estes direitos na legislação”. Formou-se uníssono, voz ressonante, com participação democrática de milhões de pessoas, cada uma à sua maneira, contribuindo com idéias e influenciando na redação final da lei. A sociedade fez valer seu grito e cada assinatura conquistada representou a aprovação da Lei em 1990. Hoje, 18 anos após a sua criação, as opiniões divergem. Acredita-se que as divergências estejam vinculadas às ideologias e aos ethos sociais de cada discurso. A Lei é ressonante hoje, em grande medida, no âmbito da violência contra os menores, Mesmo com 18 anos é preciso que a sociedade esteja atenda com rigor nos rumos do principio da lei, a proteção integral das crianças e adolescentes, a maioridade não garante ao ECA a emancipação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário