O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

quinta-feira, 10 de julho de 2008

A informação a qualquer cu$to. Até que ponto um “furo’ é só informação!*

O fato que ocorreu, esta semana, com a operação Satiagraha e tantos defensores do seu próprio peixe, incluindo aí a emissora Globo, hilariante, permite a publicação deste artigo que faz parte de um texto acadêmico.
Há pouco tempo a TV brasileira, com status de uma das maiores do mundo, comemorou 50 anos de existência. A cinquentona mais cobiçada, adorada e disputada dos anos 2000. Durante todo esse tempo, não poupou esforços em produzir mitos, e é copiada e referência para outros segmentos da comunicação. Leonardo Boff
1 utiliza a palavra “mitomania” ou seja a “capacidade de inventar mitos, ou a mania de projetar interpretações mirabolantes da realidade”. A mídia cria mitos e fantasias incomensuráveis, a seu bel prazer, e enriquece espetaculosamente, hipnotizando o povo brasileiro. O mais importante são os índices de audiência ou os exemplares vendidos, de que se beneficiam os diferentes veículos. Será que não há um “conspiração” para a manutenção do “status quo”?.
A facilidade na armazenagem da palavra e o tratamento dispensado, faz que os meios de comunicação se transformem em “donos” e referência na construção de uma visão hegemônica da sociedade e da história. Isso indica a capacidade que têm, em seu poder, de produzir cidadãos senso comum e pouco crítico. Exclui a necessidade do pensar , da reflexão e do discurso. São sujeitos sujeitados, fatos altamente preocupante
Predomina o espetáculo para o entretenimento das massas. Os meios de comunicação que tenta, a qualquer custo, se legitimar, e cada vez mais, como os porta-vozes da sociedade e se posiciona, supostamente, como defensores dos interesses dos receptores ou defensores dos fracos e oprimidos, ou “ tudo ao bem da informação”.
Pesquisas recentes indicam que as pessoas ficam expostas de três a quatro horas diárias consumindo as informações oriundas dos meios de comunicação, materializados através de filmes, programas de TV, rádio, livros, revistas, jornais, CDs, DVDs, entre outros.

Hoje é amplamente discutido a necessidade que se faz e cada vez mais, da formação de um cidadão crítico. Caiu por terra a defesa de que a formação desse cidadão era de competência exclusiva e privativa da escola. A família e os meios de comunicação, em grande medida, compartilham com a escola nesse processo educacional de transformar o cidadão em sujeito crítico. Conhecer a palavra não é somente copiá-la é expressar juízos é capacitar o sujeito para participação nos processos da sociedade. È ainda, mais do que isso, é transformá-lo em sujeito livre.
A palavra, escrita ou falada, que é passada ao longo do processo da educação é um dos pilares mais importantes para a consolidação da história e a manifestação do novo. A palavra forma a base do pensamento que cada um carrega e possibilita, ou não, a capacidade de ser sujeito capaz de interpretar e re-elaborar, num maior ou menor distanciamento, os fatos postos.
Os meios de comunicação tanto o jornal, como o rádio, a televisão e a internet têm diminuído a distância, mas têm transformando os sujeitos em meros observadores da palavra sem permitir a participação e muito menos ao debate. Têm atravessado muito na condição de educadores e ocupando espaço privilegiado, maior que a escola e a família.

Os meios de comunicação não deviam ter compromisso com a educação? Qual o futuro da nossa educação? Basta sermos ridicularizados e feitos de palhaços ao ouvir o “eu tô pagando” e ainda acharmos graça.

1 BOFF, Leonardo - Saber cuidar. Ética do humano - compaixão pela terra. Cap V - A explicação da fábula-mito do cuidado.
*Rosangela Eugenia Gonçalves Nascimento o mesmo texto foi postado no em 22/07/08.

http://observatorio.ultimosegundo.ig.com.br/artigos.asp?cod=495DAC003
http://blog.aprendaki.net/2008/07/26/conhecer-a-palavra-e-capacitar-o-cidadao-a-ser-livre-por-rosangela-eugenia-goncalves-nascimento/

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