O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

domingo, 7 de setembro de 2008

Os sindicalismo está precisando de mais marketing


Os filiados não são peças
inanimadas!!!

Já foi o tempo em que os sindicatos podiam contar somente com a contribuição dos associados para garantir a sobrevivência. A responsabilidade e compromisso de uma entidade sindical vale-se, como premissa básica, pelo principio da luta para categoria a que representa no que tange a melhoria na qualidade de trabalho, lutas por melhores salários e qualidade de vida para seus representado. No entanto essas entidades, com o objetivo de gerar recursos internos, vêm atuando sem nenhuma estratégia organizativa e nos últimos tempos têm centrado esforços por manter e firmar ações de políticas afirmativas ou assistencialistas. É uma prática usada constantemente, porém não basta apenas fechar parcerias.
Os filiados estão atentos e cobram respostas das suas entidades. A prática de “passar mel na boca” foi desmascarada. É aí que as entidades precisam adotar as ferramentas de marketing para garantir a fidelização dos afiliados e atrair novos. O que fazer? As respostas são inúmeras, porém cada entidade tem que ter a leitura do perfil de seus representados. Quem são, onde estão,o que querem e esperam da entidade. Os associados são clientes e como tal quer ver o retorno do seu investimento na entidade, não são pecinhas inanimadas, sem vida e sem voz. E já foi o tempo que a “briga” era só com o empregador. Cabe a entidade envolvê-los assertivamente, nos assuntos que agregam fatores sociais. A contrapartida é o reconhecimento, segurança, respeito e participação.
Não é um trabalho de curto prazo, mas há que estar amparado em ações contínuas sempre com vistas em manter diálogo permanente. Usar as ferramentas de comunicação para manter um canal participativo e aberto é a saída.

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