Toda instituição, seja ela de qual segmento for, necessita de alimento interno para produzir energia e os resultados aparecerem e são medidos através do público externo; consumidor, usuário, cliente, fornecedor entre outros. A mensuração dos resultados só acontecem se o público interno estiver devidamente estimulado, engajado e compromissado com a missão da instituição. Por isso é importante que seja visto como parte integrante e de vital importância para o funcionamento da engrenagem institucional. Sem essa integração não há como pensar em qualquer em qualquer estratégia de desenvolvimento.
As instituições precisam enxergar o funcionário como seu principal bem patrimonial, seu primeiro cliente e multiplicador, seu potencial fornecedor e parceiro. Sem isso qualquer negócio corre o risco de fracassar. Por outro lado o funcionário precisa ter consciência do habitat que escolheu para produzir e do valor que tem no contexto institucional.
A percepção descrita foi batizada de endomarketing que apropria das principais ferramentas e técnicas de marketing para produzir comunicação para o público interno alinhada às políticas de recursos humanos.
O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?
Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.
terça-feira, 16 de setembro de 2008
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Nenhum comentário:
Postar um comentário