O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

terça-feira, 16 de setembro de 2008

Endomarketing. A força extraída do público interno

Toda instituição, seja ela de qual segmento for, necessita de alimento interno para produzir energia e os resultados aparecerem e são medidos através do público externo; consumidor, usuário, cliente, fornecedor entre outros. A mensuração dos resultados só acontecem se o público interno estiver devidamente estimulado, engajado e compromissado com a missão da instituição. Por isso é importante que seja visto como parte integrante e de vital importância para o funcionamento da engrenagem institucional. Sem essa integração não há como pensar em qualquer em qualquer estratégia de desenvolvimento.
As instituições precisam enxergar o funcionário como seu principal bem patrimonial, seu primeiro cliente e multiplicador, seu potencial fornecedor e parceiro. Sem isso qualquer negócio corre o risco de fracassar. Por outro lado o funcionário precisa ter consciência do habitat que escolheu para produzir e do valor que tem no contexto institucional.

A percepção descrita foi batizada de endomarketing que apropria das principais ferramentas e técnicas de marketing para produzir comunicação para o público interno alinhada às políticas de recursos humanos.

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