O que é um blog? a blogosfera é o futuro da comunicação?

Definição:
Explicando para aqueles que acreditam que para um bom entendedor meia palavra basta. Blog é uma forma de expressão com liberdade, sem restrição e censuras. Sem ninguém para corrigir ou editar seu texto. É um diário aberto onde suas idéias e anotações, lembretes e fotos tornam-se públicas e permite que outros comentem pois é um livro virtual e aberto. Hoje o blog é uma febre, um vírus que vicia e contamina ou um incubador de vírus. Embora ainda caminhando à passos lentos, é uma ferramenta utilizada por profissionais de comunicação como meio de informação institucional e para divulgar produtos e ou serviços devido ao fato de permitir uma maior interação com o consumidor. Num conceito puramente teórico, blog compõe a chamada mídia social responsável pela disseminação de conteúdos na rede considerada de mão dupla, onde o leitor participa do processo comunicacioanal de forma ativa. Deixa de ser mero receptor passivo de informação. Outra característica das redes sociais é o uso de linguagem dotada de informalidade e criatividade, mesmo assim há muitos blogs com excelente conteúdo de informação afinal tem muita vida inteligente na rede.

quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Comunicação para o Terceiro Setor a eficiência das ações com a multiplicação dos conhecimentos

O conhecimento não tem que morrer

Qualquer sistema social, como o projeto de organizações do terceiro setor, são sistemas abertos, que não podem prescindir da comunicação para sua sobrevivência e evolução. É a comunicação que promove a alimentação dos sistemas e permite ao ambiente interno o processamento de dados, informações e outras matérias-primas necessárias à consecução dos objetivos institucionais no mundo exterior.
Porém, para gerar resultados com eficácia garantida, é indispensável que a instituição tenha, no cotidiano da sua administração, clareza dos processos desenvolvidos e sistematização das atividades, de modo a controlar suas diferentes etapas e proceder às atualizações e/ou ajustes necessários.
Trata-se de duas questões que, embora distintas, possuem entre si uma relação umbilical: uma administrativa, outra de comunicação.
A grande maioria das entidades do terceiro setor apresenta lacuna importante na dimensão administrativa, como a ausência de arquivos para abrigar as memórias remotas e recentes das atividades da instituição, muito importantes para o planejamento, a implementação e a consolidação de uma ação comunicativa estratégica. O que faz a instituição? Qual seu alcance? Qual pesquisa realizou e com que resultado? Qual o perfil da clientela atual? Quais nichos pretende atingir em curto prazo? Existe uma listagem atualizada dos públicos com que a instituição se relaciona?
Para quase todas as questões acima, a resposta vem do conhecimento tácito de algum dos envolvidos com o projeto. Esse conhecimento ainda não está explícito, disponível aos demais participantes do trabalho. Assim, se por qualquer razão os detentores dessas informações deixarem a instituição (por divergências, doença ou morte) aquele conhecimento não mais estará disponível, podendo dificultar, emperrar e, no pior cenário, inviabilizar a manutenção das atividades. Por isso oriento para que todo conhecimento seja registrado, documentado e se possível ensinado para que se perpetue.

Nenhum comentário:

Postar um comentário